Mochileiro T.I
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como Minerar a Cripto Monero no Linux

A cripto Monero surgiu em 2014 com o objetivo de oferecer um grau maior de privacidade em relação ao Bitcoin. Com um algorítimo de prova de trabalho otimizado para ser mais eficiente em CPU’s, a minerar Monero com Linux pode gerar ainda mais performance.

Além disso, por se tratar de uma moeda consolidada e com valor considerável de mercado, sua mineração é ainda mais atrativa. As duas formas mais comuns de minerar Monero no Linux são: através do minerador oficial e do XMRig.

O minerador oficial do Monero apresenta uma grande facilidade de utilização, uma vez que sua distribuição está em formato de appimage. Além disso, tem uma interface gráfica muito amigável e concentra várias funcionalidades, desde Wallet até a mineração propriamente dita.

Em contrapartida, ele oferece um desempenho muito inferior ao XMRig e portanto, torna a escolha deste último mais viável. Afinal, na competição pela validação do bloco, velocidade é uma característica essencial.

No entanto, esse desempenho tem um custo: o XMRig não possui interface gráfica e assim exige mais do usuário que necessita inserir configurações e dar comandos em formato texto.

Os próximos passos descrevem como instalar e configurar o XMRig de forma simples e prática, tornando-o desta maneira apto para começar a minerar Monero no Linux.

Caso você deseje aprender mais sobre os bastidores da mineração de criptos e tudo que envolve este tema, recomendo a leitura de outro artigo deste blog que simula uma mineração através de um simples código Python.

Sobre o XMRig

O XMRig é um software de código aberto, desenvolvido pela comunidade e que tem a capacidade de minerar moedas baseadas nos algoritmos RandomX, KawPow, CryptoNight e GhostRider.

Ele suporta processamento por CPU e GPU (Nvidia e AMD) além de ser multiplataforma (Windows/Mac/Linux)

Infelizmente hackers utilizam o XMRig ilegalmente instalando-o nas máquina de usuários desavisados. Por este motivo, muitos antivírus o identificam como software potencialmente indesejado.

Como consequência, muitas pessoas acreditam se tratar de um malware, prejudicando sua reputação.

Carteira Monero

Antes de tudo, baixe o software da carteira (disponibilizado em appimage) abra-o e siga o passo a passo para criação de seu usuário. Isso faz-se necessário para que você possa começar a minerar Monero.

Instalação do XMRig

O XMRig não vem empacotado para as diversas distribuições linux, tampouco no formato appimage. Desta forma, necessitamos instalá-lo manualmente.

Primeiramente, instale as dependência dele conforme abaixo:

sudo apt install git build-essential cmake libuv1-dev libssl-dev libhwloc-dev -y

Após, precisamos baixar o repositório oficial do XMRig e compilar o programa:

git clone https://github.com/xmrig/xmrig.git
cd xmrig
mkdir build && cd build
cmake ..
make -j$(nproc)

Observação: Caso a instalação do pacote libhwloc-dev falhe, adicione a opção -DWITH_HWLOC=OFF quando fizer o cmake:

cmake .. -DWITH_HWLOC=OFF

Configuração do XMRig

Configurar o XMRig não requer muito esforço, bastando criar o arquivo config.json abaixo na mesma pasta do executável do XMRig:

{
    "background": false,
    "colors": true,
    "title": true,
    "cpu": {
        "enabled": true,

    "pools": [
        {
            "url": "pool.supportxmr.com:3333",
            "user": "SEU_ENDEREÇO_DE_CARTEIRA",
            "pass": "x",
            "keepalive": true,
            "tls": true
        }
    ]
}

Vale ressaltar que a configuração acima contém apenas o essencial para funcionar em um pool. Assim sendo, o XMRig dispõe de diversas outras configuração que aparecem ao digitar o comando xmrig –help.

Um pool é uma forma de mineração que divide o trabalho entre vários mineradores dispostos a minerar comunitariamente.

Desta forma, seus participantes reúnem esforços para minerar em conjunto o bloco em questão. Caso consigam minerar a tempo, dividem a recompensa entre si de acordo com sua parcela de esforço.

A pool configurada por padrão é a oficial do Monero. No entanto nada impede que você escolha outra de sua preferência.

Por fim, cole o endereço de sua carteira no campo “user. Isso permite que você receba os pagamentos em XMR pelas esforço empenhado na mineração do bloco.

Agora basta executar o XMRig conforme abaixo:

./xmrig

A mineração deverá começar com uma tela semelhante a esta:

Tela Monero Linux

Observação: Você pode criar vários arquivos de configuração diferentes e passar o parâmetro –config <nome-do-arquivo.json>. Por exemplo, você pode criar vários arquivos de configuração alterando apenas o endereço da pool desejada

Isso facilita muito na hora de executar o minerador com a pool mais vantajosa no momento.

Conclusão

A mineração de criptos não é uma tarefa financeiramente rentável para hardwares modestos, no entanto, através deste conhecimento apresentado, você pode ter uma ideia do como isso funciona bem como construir uma plataforma de mineração mais poderosa caso deseje.

O gasto energético também é um fator indispensável na hora de planejar a mineração uma vez que processadores trabalhando em força total gastam muita energia.

O XMRig foi construído em linguagem C, portanto apresenta uma performance melhorada quando comparada a maioria das linguagens. A combinação XMRig mais Linux pode dar um empurrão extra na performance.

Espero ter ajudado!

Até a próxima!