O chip de recepção RTL2838 é um hardware destinado para sintonia de TV digital do padrão europeu (DVB-T) e normalmente compõe dispositivos USB capazes de sintonizar canais digitais diretamente no computador.
O Brasil, por sua vez, dispõe de outro sistema de TV digital chamado ISDB-TB, que é similar ao sistema japonês de televisão. Desta maneira, os dispositivos DVB-T não funcionam por aqui para sintonia de TV.
Portanto, a única finalidade deste aparelho para nós brasileiros é sua utilização como um “sintonizador de uso geral”, capaz de sintonizar frequências de rádio que vão de 24 Mhz à 1.7 Ghz.
O termo “Rádio Definido por Software” ou sua abreviação SDR (Software Defined Radio) define um tipo de rádio (no nosso caso o RTL2838) que usa um software específico para processar sinais de rádio ao invés de utilizar circuitos eletrônicos convencionais.
Assim sendo, permite que um único dispositivo possa receber sinais em diferentes frequências e modulações apenas mudando o software.
Dessa maneira podemos escutar rádio FM, AM de aviação (comunicação entre torres de controle e pilotos), ouvir rádio amadores, obter imagens de alguns satélites, rastrear aviões em tempo real (ADS-B), rastrear navios em tempo real (AIS) e algumas outras coisas.
Vale salientar que todos os exemplos acima também dependem da utilização de antenas adequadas e geolocalização.
No decorrer deste artigo veremos onde encontrar, como instalar e utilizar o RTL2838 no Windows e Linux. Por fim veremos alguns usos comuns deste dispositivo pela comunidade entusiasta do tema.
Dongle DVB-T
O dispositivo que costuma utilizar o chip RTL2838 (ou similares RTL2832 e RTL2832U) é conhecido como Dongle DVB-T. Trata-se de um periférico muito semelhante a um pendrive e que possui uma antena conectada.

Certamente você encontrará à venda o dongle acima através de uma simples pesquisa no google contendo “Dongle DVB-T” ou “rtl-sdr”. Além disso certifique-se de que o dongle vem com chip correto. (RTL2838, RTL2832 ou RTL2832U)
Instalação do RTL2838 e similares
O driver original do dispositivo não funciona para o SDR, portanto devemos instalar os drivers corretos. No Linux, mais especificamente no Ubuntu e derivados, o driver para SDR já vem instalado por padrão. Dessa maneira basta plugar na porta USB e pronto.
No Windows precisamos da ajuda de um aplicativo chamado Zadig. O aplicativo serve para instalar drivers usb genéricos. Ele é especialmente útil para dispositivos que não possuem drivers assinados ou precisam de um driver genérico para funcionar corretamente.
Primeiramente baixe a versão mais recente para Windows 7 e superiores e instale-o. Uma vez instalado, conecte o dongle DVB-T e abra o Zadig. Uma tela semelhante a essa deverá aparecer:

Apenas clique em “Install Driver”, aguarde o processo de instalação e reinicialize o sistema.
Após a instalação o dispositivo será reconhecido da seguinte maneira pelo Windows:

Softwares SDR
Existem atualmente vários softwares de recepção e decodificação de sinais de rádio para SDR, os mais populares são o Gqrx para Linux e o SDR# para Windows.
Através desses softwares você poderá escutar as transmissões na frequência que sintonizar, como se estivesse operando um rádio físico com abrangência muito maior.
Além deles, existem vários outros softwares para uso mais específico como por exemplo o dump1090 para decodificação dos dados de aviões (ADS-B), AISDecoder para dados de navios (AIS), WXtoIMG para imagens de satélites e vários outros.
Gqrx
O Gqrx vem disponível no repositório padrão do Ubuntu, portanto basta instalá-lo via apt:
sudo apt install gqrx-sdr
Existe ainda a opção do rodar via AppImage, basta baixá-lo no github do projeto.
Após a instalação, abra-o e selecione o seu dispositivo na lista contida em “Device”. No meu caso o dispositivo “Realtek RTL2838UHIDIR” fica disponível para seleção:

O restante das configurações ficam como estão por padrão, portanto basta apenas clicar em OK para prosseguir com a abertura do programa.
A utilização do Gqrx é bastante simples, no entanto requer um pouco de conhecimento em rádio frequência. Como o propósito desse artigo não é ensinar mais profundamente como configurar um rádio SDR, vou omitir as explicações pertinentes.
Assim sendo, se você configurar seu rádio de acordo com a imagem abaixo, será capaz de ouvir rádios FM da sua região:

Neste exemplo, a frequência está definida para 91.7 Mhz ou 91.700.000 Hz conforme indicado no retângulo ao mais ao meio da imagem. Alterar a frequência é bastante simples: basta clicar nos números individualmente.
O retângulo à direita determina a modulação, que para rádios FM é o Wide FM (WFM). Os filtros por padrão ficam como “Normal”, neste caso não tem muita influência na sintonia.
Por fim, o retângulo menor à esquerda é o botão de “Start” para começar a ouvir o que está sintonizado.
Repare que no rádio definido por software, conseguimos saber em tempo real o que está acontecendo nas frequências próximas aquela que definimos. Tanto o gráfico de ondas (parte superior) como o gráfico de pontos (parte inferior) demonstram isso.
No meu caso, ao lado direito da frequência sintonizada de 91.7 Mhz existe outra rádio FM com sinal mais forte em 92.5 Mhz. O gráfico de pontos indica através das cores amarelas e avermelhadas essa condição.
SDR Sharp (SDR#)
O SDR# é uma versão exclusiva para Windows que fornece bem mais opções de configuração e de utilização que o Gqrx. Além de possuir ajustes mais refinados, possibilita a instalação de plugins que expandem ainda mais suas funcionalidades.
O software pode ser baixado no site da Airspy e não requer instalação, basta extrair e executá-lo diretamente.

A imagem acima, assim como anteriormente, configura o software para recepção de rádios FM.
Repare que a interface é bastante similar ao Gqrx de modo que até os gráficos são bem parecidos. O retângulo mais ao meio demarca a área onde deve ser configurada a frequência. Igualmente ao Gqrx, basta clicar nos números individualmente para mudá-los.
O retângulo mais à esquerda por sua vez indica onde devem ser ajustados parâmetros como modulação, largura de banda, etc. Por se tratar de um software mais completo, a largura de banda tem um ajuste mais preciso, sendo necessária a indicação do valor desejado.
Aplicações com SDR
Conforme já mencionado, existem alguns usos do SDR que visam alcançar determinados objetivos. Um dos exemplos mais comuns é a utilização dele para rastreamento de aviões em tempo real.
A combinação de um hardware com RTL2838 e o software Dump1090 permite receber, decodificar e visualizar sinais do protocolo ADS-B que são transmitidos pelos aviões.
Este protocolo é responsável por padronizar informações sobre os aviões, como por exemplo sua posição, altitude, velocidade, etc.
Dessa maneira é possível montar uma pequena estação de monitoramento do vôos dentro da área de alcance de sua antena e compartilhar os dados captados com serviços de rastreio como o Flightradar24.
No momento da publicação deste artigo, o Flighradar24 recompensa quem compartilha seus dados com uma conta Business totalmente gratuita.
Similarmente existe a possibilidade de rastrear navios, principalmente se você estiver perto da costa. O RTL2838 quando combinado com softwares como rtl-ais permite a extração dos dados como por exemplo a localização, estado da navegação (ancorado, navegando, manobrando), velocidade, etc.
Além disso ainda existem entusiastas que utilizam destes equipamentos com softwares específicos para capturarem sinais de imagem que a ISS (Estação Espacial Internacional) envia para terra.
Esse caso específico é um pouco mais complicado pois exige o momento correto do posicionamento da estação com a região onde se está localizado para obter o sinal de dados.
Em suma, existem diversas aplicações além destas desde ser um simples espectador de transmissões de rádio diversas até a extração de dados mais complexos como de aviões, navios e satélites.
Conclusão
Embora sucinto, esse artigo faz uma apresentação inicial do que é preciso para começar na área de rádio definido por software.
Como pudemos notar, com um hardware relativamente barato e vários softwares gratuitos e até mesmo de código aberto, podemos muitas coisas interessantes utilizando apenas a boa e velha tecnologia do rádio.
Ainda existem diversos outros projetos maiores, com receptores de rádio mais caros, antenas customizadas para melhorar a recepção e em alguns casos até transmissores capazes de manter comunicação de dados com outros participantes.
Espero ter ajudado!
Até a próxima!